Início Champions Cristiano Ronaldo envia mensagem a jogador do… Ajax

Cristiano Ronaldo envia mensagem a jogador do… Ajax

1721
0
COMPARTILHE

Na véspera da primeira mão dos quartos-de-final da Champions League, o internacional português enviou uma mensagem de vídeo muito bonita ao jogador holandês.

Isto na vésperas do Ajax-Juventus, jogo dos quartos-de-final da Liga dos Campeões. Mas antes dos jogadores entrarem na Amsterdam Arena para disputarem um lugar nas meias-finais da prova, Cristiano Ronaldo tornou-se o protagonista de um gesto maravilhoso a favor de Abdelhak Nouri.

Estamos a falar do talentoso jogador, que foi apanhado em campo por uma arritmia cardíaca a 8 de julho de 2017, com lesões cerebrais graves e permanentes. Exatamente um ano depois, em agosto de 2018, ele acordou do coma.

Para os holandeses de origem marroquina, que completou 22 anos a 2 de abril passado, o campeão português mandou um videomotion publicado pelo canal do freestyler Touzani: ‘Olá Nouri, aqui é o Cristiano. Eu queria te desejar um feliz aniversário. Espero que você se recupere rapidamente, desejo-te o melhor!’, disse o jogador da Juventus.

“Sinto falta do sorriso dele.” Passou mais de um ano depois daquele triste dia de 8 de julho de 2017 em que, num particular entre Ajax e Werder Bremen, Abdelhak Nouri teve uma paragem cardíaca em campo, que lhe haveria de provocar posteriores danos cerebrais. Mas Mohammed Abdelhak, pai do médio do Ajax, nunca desistiu do filho e agora teve a recompensa: Abdelhak despertou, nos primeiros dias deste mês, do coma em que esteve um ano e o seu estado neurológico trouxe esperança a toda a família.

Ao jornal holandês ‘NOS’, o irmão Abderrahim traçou um cenário de… motivação. “Comparando com [o que estava] antes, ele está muito melhor neste momento e o estado neurológico dele é melhor do que há uns meses. Às vezes ele sai da cama para ficar na cadeira de rodas”, explica, acrescentando: “No início, quando ele estava em coma, com os olhos fechados, não dava, mas desde dezembro, janeiro, a consciência dele melhorou e tem havido uma forma de comunicação. Pedimos-lhe que abra a boca ou mexa a sobrancelha e ele faz isso, por isso há uma espécie de comunicação.”

Ainda assim, a família tem de preparar-se para um período de oscilação. “Fisicamente [ainda] é difícil e tem havido um declínio porque ele está acamado e não consegue mexer sozinho o corpo, só a cabeça. No início começou por correr bem, depois tornou-se mais difícil, com muitos altos e baixos. Além disso, o sistema imunitário dele está enfraquecido e oscila bastante”, contou o irmão.

Mas o facto é que Nouri foi transferido nos últimos meses e de forma gradual para uma casa de repouso, onde a família tem oportunidade de o acompanhar. “Aprendemos muito, podemos dar-lhe certos medicamentos e a alimentação. Temos de saber fazer isso para estarmos preparados caso ele volte para casa”, diz o pai, agradecendo o trabalho dos médicos e equipa auxiliar da casa: “Os enfermeiros, e quem mais trata dele, fazem-no com muito amor. Eles não o conhecem e dizem: ‘Este paciente faz-nos algo’. Eles também choraram nos momentos de agitação dele.”

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here